Vale do Pati

VALE DO PATI

Roteiro de 3 (Guiné – Guiné) e 4 dias (Guiné – Capão)

O vale do Pati é considerado o trekking mais bonito do Brasil. Além das paisagens incríveis, os moradores do vale são excelentes anfitriões e impressionam os visitantes com sua hospitalidade e simplicidade de estilo de vida. Esse é um trekking para se desconectar da correria do dia-a- dia, descansar a mente e recarregar as energias na natureza.

Programação do Passeio

  • icon

    Saímos de carro de Lençóis às 08h30min para Guiné, onde iniciamos a trilha, enfrentando a subida íngreme do Morro do Beco por 50 minutos, quando atingimos o Gerais do Rio Preto, onde a caminhada é plana. Paramos para lanche e banho às margens do Rio Preto e então seguimos até o Mirante do Pati. Curtimos a vista espetacular do vale e na seguida enfrentamos a descida íngreme do mirante. Agora já estamos dentro do vale e seguimos até a casa de um dos nativos para pernoitar. Caminhada em torno de 10 a 12 km.

  • icon

    Depois do café da manhã começamos a trilha e logo pegamos o leito do rio até chegarmos a cachoeira dos Funis com 35 metros de altura e um poço ótimo para nadar. Curtimos um pouco e seguimos até o pé do morro do Castelo, fazemos um lanche para então enfrentarmos a subida íngreme e desafiante até o topo. Uns 50 metros antes, atravessamos uma caverna de quartizito com 400 metros de extensão com fonte de água para reabastecer as garrafas. Uma vez no topo do Morro do Castelo uma vista incrível de 360 graus do vale se descortina à nossa frente. O contorno das montanhas e a imensidão da paisagem impressionam. Fazemos a trilha de volta até a casa onde ficamos. Caminhada em torno de 10 a 12 km.

  • icon

    Tomamos café da manhã e seguimos para a trilha do Cachoeirão por cima. Um mirante incrível de 270 metros de altura que reserva uma vista para um cânion e o infinito do vale. Em épocas de chuvas e cheias dos rios pode se observar até 18 quedas d’água e podemos também, antes disso tomar banho na piscina natural do Cachoeirão, um pouco antes do mirante. Se o roteiro for de 3 dias, começamos a sair do vale pela trilha conhecida como Aleixos, plana com uma descida íngreme. O carro estará nos esperando para trazer de volta a Lençóis. Caminhada em torno de 18 km. Se o roteiro for de 4 dias voltamos para pernoitar na casa de nativos.

  • icon

    Tomamos café e deixamos a casa dos nativos às 7h para começarmos a trilha até o povoado de Bomba, próximo ao Vale do Capão. É um percurso de 20 km com visual de tirar o fôlego. No Bomba, o carro estará nos esperando para trazer de volta a Lençóis.

Galeria

66546465  45456  654  5454455555

Informações Adicionais

O que está incluso no valor do pacote?

Transporte, guia, alimentação e hospedagem.

O que trazer/usar nos passeios?

Roupas leves, tênis de caminhada, roupas de banho, protetor solar, repelente, óculos de sol, chapéu, mochila e dinheiro para atividades extras, como tirolesa, flutuação na pratinha, etc.

  • icon

    Percurso

    +/- 40 km em 3 dias e 60 km em 4 dias.

  • icon

    Esforço físico

    Moderada a Pesada

Deixe um comentário

A maioria dos projetos recentes